como-melhorar-os-processos

Esta é uma pergunta que muitos empreendedores fazem: Como melhorar o processo da minha empresa?
Algumas empresas são uma verdadeira bagunça e deixam de obter lucros maiores, ou até mesmo vão à falência, simplesmente por falta de organização. Um processo produtivo desorganizado gera mais gastos porque consome muito mais recursos, sejam materiais ou mesmo humanos.

processos

Toda empresa precisa apenas de três fatores para ter sucesso. Há quem chame de “os três P’s”: pessoas, produto e processo. O produto (ou serviço) da empresa precisa ser diferenciado e estar em constante melhoria. As pessoas precisam estar motivadas e comprometidas com o sucesso do grupo.

Já o processo, precisa ser eficiente. Sem um processo eficiente, os recursos são consumidos de forma desordenada, gasta-se mais que o necessário e, muitas vezes, perde-se a pequena parcela de lucro e a empresa fica no vermelho, simplesmente porque o processo está errado.

Os maiores erros dos processos dentro das empresas

confusion

Os erros mais comuns nos processos dentro das empresas são a divergência por falta de comunicação entre os departamentos, pouca atenção aos indicadores e a indefinição de responsabilidades e tarefas entre os colaboradores.

Este último, pode levar a empresa ao verdadeiro caos e à falência rapidamente. Todos os outros processos da empresa dependem deste: a definição dos esforços individuais e dos trabalhos em grupo. O que é exclusividade de um departamento e o que vai exigir a colaboração de duas ou mais seções.

Cada pessoa deve saber o seu papel no projeto: suas tarefas, seus prazos e suas metas. Reuniões entre os departamentos devem ser feitas periodicamente. Muitas empresas adotam, inclusive, reuniões gerais com a única finalidade de despertar o espírito coletivo no grupo de colaboradores.

O recurso mais importante de todos é o humano

Se você só puder fazer uma única mudança nos processos da sua empresa, invista na melhoria dos recursos humanos. Se você tem maus profissionais, substitua-os o quanto antes. Se tem bons profissionais, motive-os e não permita que fiquem sobrecarregados. Quem faz o que na sua empresa?

éssoas

Cada um tem que ter a sua função e desempenhá-la com maestria. Todos os outros processos são coordenados pelas pessoas, então, assegure-se de ter uma equipe qualificada e motivada a fazer o melhor sempre.

Com cada profissional na sua área, atuando com excelência, é certo que a sua empresa vai ter todos os processos acontecendo de maneira eficiente e com otimização dos lucros.

Evite dar tarefas específicas a profissionais não qualificados

Se você tem um profissional em uma área e acredita que ele poderá atuar em outra, para economizar gastos, você está errado. Um profissional alocado em função diferente da sua especialidade ficará frustrado, pois além da sensação de ser explorado, este, muitas vezes, vai se achar incompetente por não conseguir bom desempenho nas tarefas.

Mantenha cada funcionário em sua área de atuação e, se você precisar de um trabalho específico como uma secretária, contrate um serviço temporário terceirizado. Ou um serviço de marketing, por exemplo, contrate um freelancer ou uma agência reconhecida.

O mais importante é que seja como no ditado popular: “cada macaco no seu galho”. Assim, você terá sempre tarefas bem feitas e colaboradores motivados.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Ou então, deixe um comentário pra nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *